Tilia tomentosa Moench

TÍLIA-PRATEADA

 

Afinidades: Uma outra espécie cultivada nas ruas de Aveiro é a tília de folhas grandes (Tilia platyphyllos Scop.) de origem Europeia, de folhas grandes ovadas ou arredondadas, cordiformes na base, com nervuras muito marcadas na página inferior que, em vez de uma penugem prateada, tem alguns pêlos esbranquiçados formando tufos na zona de encontro das nervuras. O fruto ovóide, tem cinco costelas longitudinais e é muito peludo. Cultiva-se com frequência, por ser uma das árvores que proporcionam uma sombra agradável, aguenta a poda e reproduz-se com facilidade por estaca ou mergulhia, se bem que apresenta um crescimento um pouco lento.

Juntamente com esta espécie (Tilia platyphyllos Scop.), encontra-se na Península Ibérica, outra muito parecida, a Tilia cordata Mill., (Tilia de folhas pequenas) que tem uma área de distribuição similar, mas um pouco mais ampla. Diferencia-se pelas suas inflorescências com mais flores (4 a 15), pelo fruto com costelas pouco marcadas, pelos ramos desprovidos de pêlos e pelas folhas de uma cor verde mais clara na página inferior, de superfície desprovida de pêlos, estando apenas restringidos à axila das nervuras, em forma de tufos avemelhados.

Uma tília com características intermediárias entre os seus progenitores Tilia cordata Mill. e Tilia platyphyllos Scop., é a tília Comum ou tília Europeia (Tilia x vulgaris Hayne), um híbrido de folhas pequenas, de cor verde clara na página inferior, com penachos de pêlos brancos nas axilas das nervuras.