Classes de RNA

RNA de transferência (tRNA) : A molécula de tRNA actua como molécula adaptadora durante a síntese proteica. A sequência de aminoácidos de um polipéptido é determinada pela sequência de bases na molécula de mRNA através de moléculas adaptadoras, tRNA. Cada tRNA liga um aminoácido específico e transporta-o até ao ribossoma. Cada grupo de três nucleótidos adjacentes no mRNA constitui um codão que se liga a um grupo de três bases adjacentes no tRNA, o anticodão.

RNA ribossomal (rRNA) : É um dos componentes estruturais do ribossoma. É o rRNA que coordena a interacção entre mRNA, tRNA e proteínas, durante o processo de síntese proteica.

Os ribossomas eucariotas apresentam 4 moléculas diferentes de rRNA: 5S, 5.8S, 18S e 28S. Estas moléculas de rRNA juntamente com as proteínas ribossomais, formam as duas subunidades ribossomais 40S e 60S. As moléculas de rRNA têm diferentes papéis na síntese proteica. Por exemplo, a 28S rRNA tem uma função catalítica, fazendo parte da actividade da peptidil transferase da subunidade 60S. A 18S tem uma função de reconhecimento, o que está relacionado com o posicionamento correcto da molécula de mRNA e da peptidil tRNA. Os ribossomas procariotas apresentam três moléculas diferentes de rRNA: 23S, 16S e 5S. Juntamente com as proteínas ribossomais formam as subunidades 50S e 30S.

"S" é uma unidade de sedimentação ou densidade, usada na descrição de resultados de ultracentrifugação e reflecte o tamanho e forma da molécula ou partícula. Quanto maior o valor de "S" maior é a partícula.

RNA mensageiro (mRNA) : A molécula de RNA mensageiro é sintetizada a partir de um molde de DNA pelo mecanismo de transcrição. O mRNA contém a informação necessária para construir uma proteína, ou seja, a sequência de bases no mRNA determina a sequência de aminoácidos na cadeia polipeptídica resultante da tradução. Esta informação está codificada, isto é, a sequência de três nucleótidos adjacentes (codão) é especifica para um aminoácido - código genético.

Em eucariotas, a molécula de RNA resultante da transcrição é designada por pré-mRNA ou transcrito primário. Apresenta regiões codificantes (exões) e regiões não codificantes (intrões) que são identificadas e removidas. Ao conjunto de alterações que ocorrem no pré-mRNA designa-se por processamento de RNA.

Small nuclear RNA (snRNA): São pequenas moléculas de RNA que podem ser encontradas no núcleo. São moléculas importantes numa série de mecanismos como por exemplo, o processamento de RNA. Encontram-se sempre associadas a proteínas específicas, formando complexos designados por SNRNP- small nuclear ribonucleoproteins. A enzima responsável pela síntese de snRNA é a RNA polimerase III.

Heterogeneous nuclear RNA (hnRNA): molécula resultante da transcrição, numa célula eucariota. Esta molécula possui regiões codificantes (exões) e regiões não codificantes (intrões). As regiões não codificantes são eliminadas através do mecanismo de processamento de RNA. A enzima responsável pela síntese de hnRNA é a RNA polimerase II.