Classe Bivalvia

A classe dos Bivalves (Classe Bivalvia, Pelecypoda ou Lamelibranchia) é a segunda maior classe dos Moluscos. Bivalves são comprimidos lateralmente e possuem um concha composta por duas valvas que se articulam dorsalmente e envolvem todo o corpo do animal. O pé tem a forma de uma lâmina e é utilizado sobretudo para o animal se enterrar.

As brânquias da maioria dos Bivalves juntam à sua função de trocas gasosas a de captura de alimento. Efectivamente, as espécies de Bivalves são sobretudo filtradoras utilizando como superfície de recolha de partículas, as brânquias, que sofreram para tal uma série de modificações ao longo do processo evolutivo. Bivalves filtradores, evoluíram provavelmente de espécies essencialmente detritívoras selectivas.

As características dos Bivalves tornam-nos bem adaptados para se enterrarem no sedimento o que constituiu uma vantagem importantíssima como protecção de potenciais predadores.

Os Bivalves parecem ter utilizado a sua parte de inovação evolutiva nas modificações das brânquias e pé. Efectivamente todos os outros órgãos são muito simples. Bivalves não têm rádula, não têm uma concentração de receptores sensoriais nem células nervosas que dêem indicação de existir cabeça. Esta simplicidade é extensível ao modo de reprodução. Em comparação com os ritos nupciais e comportamentos sociais durante a reprodução de muitos Moluscos, os Bivalves limitam-se na generalidade a lançar os seus gâmetas na coluna de água, onde se dá a fecundação e o desenvolvimento.