Clitelo

O clitelo é uma estrutura fundamental na reprodução sexuada dos Oligoquetas e Hirudinóideos e justifica a inclusão destes dois grupos nos Clitelados. Forma uma espécie de anel que envolve parcial ou totalmente a circunferência do corpo destes animais.

 

É formado por vários segmentos adjacentes (posição e número variável consoante a espécie) cuja epiderme se apresenta espessada devido à existência de certas glândulas.

 

Existem três tipos diferentes de glândulas, umas que produzem muco, importante durante a copulação, outras que estão envolvidas na formação do invólucro onde vão ser depositados os gâmetas e onde ocorre a fertilização  – casulo – e outras, ainda, que irão produzir a albumina que será depositada dentro do casulo onde decorrerá o desenvolvimento dos ovos.

 

O número de segmentos que constituem o clitelo é variável, tipicamente 2 em espécies aquáticas, 6 ou 7 em Lumbricus e até 60 em espécies da família Glossoscolecidae.

 

O desenvolvimento do clitelo também pode variar ao longo do ano. Em algumas espécies, o clitelo persiste todo o ano, sendo particularmente bem desenvolvido na altura da reprodução; noutras, como é o caso das sanguessugas, só é visível durante o período de acasalamento.