Verbascum thapsus L.

BARBASCO

 

Família: Scrophulariaceae

 

Outros nomes vulgares: vela-de-Nossa-Senhora, verbasco.

 

Características gerais: É uma planta de consistência herbácea que pode viver 2, 3 anos ou mais. De forma quase arrosetada, tem cerca de 30 a 250 cm de comprimento e é mais ou menos densamente acinzentada ou esbranquiçada-tomentosa. As suas folhas basilares são elípticas a obovado-oblonga, são obtusas, inteiras ou miudamente crenuladas. As folhas caulinares são distais decurrentes. A inflorescência é geralmente simples, com brácteas ovadas a lanceoladas e acuminadas. Os pedicelos encontram-se parcialmente adnados à ráquis da inflorescência. O cálice é constituído por lobos lanceolados. A corola é amarela e possui  5 estames, os superiores com filetes vilosos, os inferiores com filetes nus a vilosos; as anteras são decurrentes e os pêlos dos filetes brancos; o estigma é capitado. O fruto é uma cápsula que pode ser de ovóide a elipsóide.

 

Floração: Maio a Agosto.

 

Habitat: Terrenos incultos e pedregosos e margens de caminhos.

 

Distribuição: Frequente por todo o país.

 

Propriedades medicinais: Planta com amplas aplicações. Via interna, possui um efeito emoliente, peitoral e discretamente anti-inflamatório, devido, em parte, à sua mucilagem. Sistema respiratório: possui propriedades expectorantes de carácter suave. Sistema urinário: é discretamente diurética, devido, principalmente, ao efeito dos saponósidos e flavonóides. Via externa: é útil para determinadas infecções intestinais.

 

Curiosidades: O nome genérico Verbascum parece derivar da alteração do vocábulo latino Barbascum (“barba”), em alusão à pilosidade que cobre toda a planta. Durante a Antiguidade e a Idade Média acreditava-se que esta planta possuía propriedades mágicas e protectoras contra os maus espíritos.