Lumbricus terrestris

Lumbricus é um dos géneros mais vulgares de oligoquetas terrestres. Deste género faz parte a espécie Lumbricus terrestris, vulgarmente conhecida por Minhoca-da-Terra. Devido ao seu grande tamanho, cerca de 250 mm de comprimento e 6 a 10 mm de diâmetro, e à facilidade da sua captura, esta espécie é muito utilizada como isco para a pesca e também no estudo da anatomia dos oligoquetas terrestres.

 

Lumbricus terrestris  possui uma coloração vermelho-acinzentada na face dorsal sendo mais clara na face ventral. A extremidade anterior do corpo é afilada, de secção circular, ao passo que a posterior vai sendo progressivamente mais achatada. Possuem entre 125 e 150 segmentos, cada um com 8 sedas dispostas aos pares.

 

Os indivíduos desta espécie podem viver entre 862 e 887 dias até 6 anos. A maturação sexual é atingida ao fim de 350 dias e cada indivíduo pode produzir até 38 casulos por ano. Em condições favoráveis as suas colónias podem propagar-se 3 a 5 metros por ano.

 

Estes animais são extremamente benéficos para a agricultura. À medida que constroem as suas galerias subterrâneas, que podem ir até 2,5 m de profundidade, tornam o solo mais poroso e, consequentemente, facilitam o arejamento e a infiltração da água. O solo é também enriquecido organicamente pelo material vegetal (e animal) que o oligoqueta vem buscar à superfície para se alimentar e que puxa para o interior das suas galerias.