Morfologia Floral das Compositae

As inflorescências típicas da família Compositae são os capítulos, estruturas em que as flores sésseis se reúnem de forma concêntrica num receptáculo comum, geralmente rodeado por um invólucro de brácteas.

 

As flores desta família têm geralmente cinco estames sinantéricos (unidos pelas anteras), rodeando o estilete. O gineceu é composto por um ovário ínfero, unilocular, no qual se insere um estilete simples terminando num estigma bífido.

 

As flores podem ter corola ligulada ou tubulosa. A corola ligulada é um tipo de corola zigomórfica (com simetria bilateral), simpétala (com as pétalas unidas) e com tubo curto. A corola tubulosa é também simpétala e tem o tubo muito alongado, sendo o limbo das pétalas muito curto.

 

Os capítulos podem ter todas as flores liguladas, todas as flores tubulosas ou ser constituídos por flores tubulosas e liguladas. No último caso, as flores tubulosas constituem o disco do capítulo e as flores liguladas dispõem-se na periferia.

 

 O ovário é coroado por um tufo de pêlos ou escamas – o papilho – que, na maturação, contribui para a disseminação dos frutos.

 

O fruto é um tipo específico de aquénio denominado cipsela.