Zantedeschia aethiopica (L.) Spreng.

JARRO

Família: Araceae

Outros Nomes Vulgares jarro-das-noivas, jarro-dos-jardins.

Características Gerais: Planta vivaz, de porte herbáceo, robusta, podendo atingir 1,7 m de altura, com rizoma grosso e curto. As folhas são sagitadas, com os lobos arredondados e acuminados e nervuras bem evidentes. Pecíolos até 75 cm, suculentos. A inflorescência dispõe-se em espádice com flores unissexuais e nuas, amarelo-brilhantes, rodeando uma grande espata branca, que pode atingir 25 cm, ovóide, com o limbo amplo e ápice recurvado. O espádice não possui apêndice, coberto até ao ápice por anteras sésseis. A parte feminina do espádice posui estaminóides amarelos. As flores masculinas e femininas são contiguas. O fruto é baciforme (bagas maduras vermelho-vivo).

Floração De Fevereiro a Junho

Habitat: Planta ruderal, e margem de cursos de água, introduzida como ornamental.

Distribuição: Originária da África do Sul. Em Portugal, encontra-se subespontânea no Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura, Baixo Alentejo e Algarve. Originária da África do Sul.

Curiosidades: A maior parte das plantas com espádice são polinizadas por insectos não especializados, como dípteros e coleópteros. Estes polinizadores são atraídos muitas vezes por odores produzidos pelas plantas, que normalmente são desagradáveis ao homem. No jarro, a espata faz parte de uma armadilha para insectos. A parte inferior forma uma câmara em volta do espádice colunar, de parede oleosa escorregadia e coberta de verrugas que apontam para baixo. As floretas estéreis, situadas juntamente com as femininas e masculinas na parte inferior da espádice, selam a câmara e, uma vez o insecto entre na armadilha, ele não pode escapar até o murchar das floretas estéreis. Entretanto ele poliniza as floretas femininas, ficando coberto de pólen produzido pelas floretas masculinas.

Aplicações: Como muitas plantas desta família, o jarro é uma planta tóxica. Alguns dos seus componentes activos podem irritar a pele e, se forem absorvidos em doses elevadas, podem causar paralisia e até mesmo a morte por estimular em grande parte o sistema nervoso central. As suas bagas são igualmente venenosas.